sexta-feira, 30 de julho de 2010

Praia Vermelha


Passear no Rio nunca deixa de ser um passeio incrível. São regiões, lugares e bairros extremamente diversos e imperdíveis. Por aqui eu vou relatando alguns lugares que passei ou que paço, que é um ótimo motivo pra sair de casa, e claro, levar uma máquina fotográfica e arriscar uns flash's.


A Praia Vermelha é um local ótimo, lá a gente encontra segurança, transporte, história, natureza e não devo deixar de citar o famoso Pão de açúcar. No último final de semana pude ir até lá e conferir o quanto podemos aproveitar nessa cidade. Para começar temos a Universidade Federal do Rio de Janeiro, que pra mim é o melhor prédio no melhor lugar que a UFRJ tem.. e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com todo o charme e encanto que um lugar pode ter se chamando UNIRIO e sendo construído num espaço com mata atlântica ao pé do morro com vista para as pessoas escalando lentamente o paredão de rocha úmida.

Para quem pode desenbolsar R$ 44 para passear no bondinho faça da oportunidade um verdadeiro passeio e não uma visita rápida. Mas vale ressaltar a dica, leve um bom lanche pra fazer um piquenique, calce um tênis pra poder aproveitar as trilhas e tirar fotos incríveis.

Voltando a praia, podemos curtir um belo dia de sol na areia e nadar por toda a extensão da enseada paradisíaca. Se não quiser colocar um maiô coloque uma roupa confortável e suba a Trilha Cláudio Coutinho que se localiza a esquerda da praia. Uma pequena subida inicial e um passeio incrível com vista para a mata, paredões rochosos e as ondas quebrando do outro lado num visual muito carioca. A câmera não pode faltar, paisagem, micos totalmente amigáveis, flores e pequenos animais que vão fazer a festa de quem gosta de fazer uns cliques!

Se tiver algum sobrando na carteira pode aproveitar e almoçar no clube militar com um linda vista do pão de açúcar e tem também uma feirinha lá dentro aos domingos.

Leve uma garrafa de água pra garantir e lembre-se de ajudar a preservar o espaço, não alimente os animais, não retire flores ou pedaços dos vegetais e nunca pense em largar um papelzinho de bala por lá. :)

Me achei muito inculta, não sabia quem era o tal do Coutinho.. mas acabei encontrando e descobrindo o famoso Claudio Coutinho e sua história com o esporte Brasileiro. A tal Copa de 78 que é assunto pra outro post..


Pra saber mais:
http://www.bondinho.com.br/
http://www.trilhasdorio.com.br/morrodaurca.html
http://esporte.uol.com.br/copa/2006/historia/1978/sabia/frases.jhtm

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rockabilly


"Rockabilly é um dos primeiros sub-gêneros do rock and roll, tendo surgido no começo da década de 1950. O termo "rockabilly" é um portmanteau de rock e hillbilly, este último uma referência à música country (que costumava ser chamada de música hillbilly nos anos 40 e 50), que contribuiu enormemente ao desenvolvimento do gênero. Outras influências importantes foram o western swing, o boogie woogie e o rhythm and blues. A influência e a notoriedade do estilo desvaneceram-se nos anos 60, mas durante o final dos anos 70 e começo dos 80 o rockabilly passou por uma recuperação em sua popularidade que permanece até os dias de hoje, frequentemente vinculada a uma subcultura própria."
Wikipédia




Sendo sincera, eu não sabia se seria um festival que valeria a pena conferir, mas eu agradeço o meu otimismo!

O III RIOBILLY FESTIVAL foi ótimo ! Aconteceu na Lapa, nesse final de semana, dia 23 no Teatro Odisséia e no dia 24 no CineLapa. Fui conferir o primeiro dia do festival super ansiosa, com direito a vestido de bolinhas brancas, topete com laquê pra ficar no lugar, maquiagem estilo Amy, sapatos de boneca e nos lábios um super batom rosa-não-sei-o-que. Pensar em pin-up's pra se arrumar é libertador, não há limites..

Chegando lá; fila! Opa, então deve legal! E na hora de entrar eu procuro na minha pequena bolsa e descubro que a identidade ficou em casa.. que beleza' depois que se faz 18, se esquece da necessidade de comprovar tal fato. Tento bater-um-lero com o segurança, mas ele discursa sobre um novo sistema que tem que cadastrar as pessoas, documento com foto, obrigatório - mas, você nem tem uma carteirinha de faculdade não?! - ele viu que apesar do aparelho ortdôntico eu tenho uma carinha de vovó. Pra não deixar o tempo de fila de fora pedir pra quando voltasse.. ele logo balançou a cabeça e disse, 'claro, claro só vim (vir) por aqui.'

Mas a curiosidade move montanhas! Lapa-Botafogo-Lapa, sem mesmo dançar uma musiquinha do Lews. .

Carteira em mãos, entrei! Bááá (como diriam no sul), que música boa, batida contagiante, pessoas da turma vintage-pinup-rock-boogie-etc se encontravam. Muita cerveja nas mãos das pessoas, maquiagem, roupas e principalmente penteados super excêntricos.

Baixo acústico, solos de guitarra e bateria entusiasmada foram realmente o forte do evento. Um comentário-indicação persistente foi a ótima apresentação da banda The Quakes, vale a pena conferir.

Viva o rock caipira sô'


http://www.riobilly.com/index.html
http://www.myspace.com/thequakes

quarta-feira, 21 de julho de 2010

E lá vamos nós .




"Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo."

É assim que começo por aqui, com essa frase simples de Vinícius, com o intuito, com a vontade de voltar a escrever.

"Poeta, meu poeta vagabundo
quem dera todo mundo fosse assim feito você
que a vida não gosta de esperar
a vida é pra valer
a vida é pra levar,
Vinicius, velho, saravá"